Sim, trata-se de outro filme guerra de Hollywood, com soldados, tiros e algumas explosões. A grande diferença aqui é que o ponto central da trama não é a batalha em si, mas a tentativa de evitá-la.
Quando
somos introduzidos a dupla, ambos descansam num gramado, mas logo somos levados
para junto deles no meio das trincheiras, numa cena filmada em plano sequência,
sem cortes ou truques de câmera.
Os detalhes do cenário são
impressionantes. E não só dessa cena, mas do filme como um todo. Num instante
estamos em meio a um campo cheio de cerejeiras e em outro somos lançados a
ruínas flamejantes, quase que saídas de um dos círculos do inferno de Dante.
Voltando a missão, se a
mesma tem o potencial de salvar 1600 vidas, caso concluída com sucesso, é
também motivo de atrito entre os amigos encarregados de cumpri-la. Enquanto
Blake têm motivos pessoais para realizá-la (alertar o batalhão do irmão mais
velho da armadilha alemã), Schofield mostra-se um tanto quanto relutante em
embarcar em tal jornada, que apenas lhe foi imputada pela indicação de Blake
(que simplesmente achou que seriam enviados para a linha de frente) e se o faz,
é mais por camaradagem e amizade do que por dever e honra.
Sem mais delongas, é um retrato nu e cru da 1ª Guerra, sem nenhuma tentativa de glorificá-la ou embelezá-la, mostrando os bastidores da guerra que supostamente deveria ter acabado com todas as outras, mas falhou drasticamente em fazê-lo.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/1917_(filme)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sam_Mendes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Hubert_Mendes
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