Todo mundo conhece o final desta história. É sério. Afinal, quem nunca ouviu falar das irmãs Vênus e Serena Williams, duas das maiores tenistas de todos os tempos?
Mas
o foco da trama aqui é outro: Richard Williams (Will Smith), o pai da dupla,
que desde cedo planejou cada passo da carreira das filhas para que ambas
alcançassem o máximo sucesso.
Um
dos grandes problemas aqui é outro: até que ponto o enredo, apresentado no
longa, é fiel à realidade? O que é ficção ou dramatização, por assim, dizer?
Como exemplo, pegue a cena em que Richard quase mata um membro de gangue que
estava assediando uma de suas filhas mais velhas, Tunde (Mikayla Lashae
Bartholomew). Ele só não o faz porque o sujeito é morto a tiros primeiro, bem
na sua frente, num clichê recorrente no cinema, no qual um homem bom, devido a
circunstâncias adversas, quase cai na tentação de fazer algo ruim.
Outro
fator incômodo é o quanto Richard mapeou e determinou a carreira das filhas. De
acordo com o filme, ele chegou a escrever um plano para cada uma, antes mesmo
delas nascerem, de forma a moldá-las em campeãs.
Obviamente,
elas obtiveram sucesso, mas fica a dúvida: foi por escolha, pelo amor ao
esporte ou por não conhecerem outra realidade que não a das quadras? Não me
entendam mal, elas poderiam até gostar de jogar tênis, mas também ter outras
ambições ou aspirações que não a carreira de tenistas profissionais.
O
controle de Richard é tão extremo que ele decide que Vênus vai deixar de jogar
em torneios juvenis até que se torne profissional, para que ela possa ser
criança, aproveitar a sua infância, atitude louvável, mas àquela altura difícil
de manter, pois o patriarca não contava que o seu plano estivesse dando tão
certo e fosse ficar cada vez mais difícil manter o gênio dentro da lâmpada, por
assim dizer, tamanha é a garra de campeã de Vênus.
Situação
essa que leva a mais intensa e brilhante cena de toda película, o confronto de
Richard com sua esposa Oracene (Aunjanue Ellis), na cozinha da casa do casal na
Flórida, na qual a matriarca praticamente tem de forçar o marido a ver os efeitos
colaterais de sua teimosia nas próprias filhas.
É
aí que começa o arco de redenção do personagem, se é que se pode chamar tal
estrutura assim, por se tratar de uma pessoa real. Enfim, o patriarca começa a
mudar, afrouxando um pouco a rédea curta na qual mantinha as filhas, passando a
dar mais espaço para que tomem suas próprias decisões e apoiando as mesmas,
entendendo que boa parte do seu trabalho está feito. Ele já encaminhou Vênus e
Serena em suas jornadas, cabendo a elas darem os próximos passos até os seus
grandiosos destinos.
Fontes:
https://www.imdb.com/title/tt9620288/