Head

quinta-feira, 2 de março de 2023

SEBERG CONTRA TODOS

       Existe uma tênue linha entre o certo e o errado e este filme, ‘Seberg Contra Todos’ (Seberg, 2019), dirigido por Benedict Andrews e roteirizado por Joe Shrapnel e Anna Waterhouse, com base na vida da atriz Jean Seberg (1938-1979), interpretada por Kristen Stewart, é sobre isso, como também sobre ideologias e o que acontece quando diferentes crenças entram em conflito.

          De um lado, temos Jean, alguém que quer fazer algo mais no mundo do que meramente atuar. Ela se importa, quer fazer do planeta um lugar melhor, encontrando a sua causa junto ao movimento negro e a luta pelos direitos civis, no final dos anos 60, em Los Angeles, apesar de ser uma mulher branca. 

            Do outro, temos o FBI, ainda na era Hoover (J. Edgar Hoover foi o primeiro diretor da agência durante o período de 1935 a 1972), aqui representado pelos agentes Jack Solomon (Jack O'Connell) e Carl Kowalski (Vince Vaughn), responsáveis pela campanha de difamação da atriz, expondo, por exemplo, o caso dela, que ainda estava casada com Romain Gary (Yvan Attal) na época, com o militante negro Hakim Jamal (Anthony Mackie).

            É um filme profundo, ainda mais pelas excelentes atuações de Kristen Stewart, que se reinventou durante a última década em Hollywood, e Vince Vaughn, que demonstrou toda a sua versatilidade de transitar entre gêneros tão díspares como o drama, caso deste filme, e a comédia, gênero no qual está mais acostumado a trabalhar.

            Mas o mais interessante de tudo é o contraste que se tem com a atualidade, na qual prevalece o tal “lugar de fala”, coisa que não deveria existir, pois qualquer cidadão, independentemente de seu gênero, etnia e sexualidade, tem o dever moral, se não de fazer, pelo menos de dizer algo quando se depara com alguma situação errada.  


Fontes: 

https://www.imdb.com/title/tt1780967/

https://pt.wikipedia.org/wiki/J._Edgar_Hoover




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTREVISTA COM LUCIANO CARRIERI

  Luciano Carrierri  é um advogado e pai de família que nas horas vagas gosta de desbravar o mundo dos jogos de tabuleiro. Hoje conversarei ...