Head

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

LICORICE PIZZA

       Licorice Pizza (cuja tradução literal do título seria Pizza de Alcaçuz, mas é também uma gíria norte-americana para discos de vinil), dirigido e roteirizado por Paul Thomas Anderson, é um filme complexo. Aliás, controverso talvez fosse uma palavra melhor para se referir ao mesmo, pois a sua premissa básica é a de um romance, ainda que inicialmente platônico, entre Gary Valentine (Cooper Hoffman), um garoto de 15 anos e Alana Kane (Alana Haim), uma mulher de 25 anos, uma questão não só polêmica na atualidade, como também em 1973, época em que se passa o enredo, já que alguns anos antes, em 1968, ocorreu um caso real, na França, com uma temática parecida: Gabrielle Russier*, uma professora, de 30 anos, foi levada ao suicídio, devido à pressão da sociedade francesa da época, por ter se envolvido com um aluno com metade de sua idade.

          Voltando a trama do filme, essa começa no dia da fotografia na escola que Gary frequenta, cuja empresa responsável pelos retratos é aquela em que Alana trabalha. Ao conhecê-la, enquanto a moça oferecia espelhos e pentes para que os alunos pudessem se arrumar antes de serem fotografados, Gary não perde tempo em convidá-la para sair, apesar da diferença de idade entre ambos.

            Ele a chama para ir a um restaurante em que geralmente vai para jantar e, por alguma estranha razão, Alana resolve comparecer. Assim tem início a estranha simbiose que é a amizade dos dois, que passa por desafios como a venda de colchões d’água, um dos muitos esquemas de Gary para ganhar dinheiro fácil, mas que é frustrada pela crise do petróleo de 1973, já que os ditos produtos são fabricados com base nesse insumo; as crises de ciúmes do garoto, por ver homens mais velhos flertarem com Alana, sem poder fazer nada, ainda que seus sentimentos sejam aparentemente correspondidos pela moça, mesmo que não consumados.

        A verdade é que a história se arrasta, com pequenos acontecimentos que parecem não levar a lugar algum, enquanto tenta resolver o bom e velho eles vão ou não ficar juntos, ao melhor estilo Ross e Rachel, do seriado Friends. Não é que o filme seja ruim, as atuações são agradáveis e consistentes e o elenco é bastante carismático, principalmente os intérpretes de Gary e Alana. A fotografia é muito bem-feita, mas o maior problema é o roteiro, que demora a decolar, que só quando chega ao seu ápice dá mostras da intenção de Anderson ao escrevê-lo, ainda que o roteirista não tenha tido coragem de contar a história que queria desde o início. 


 

Fontes:

 https://portalpopline.com.br/licorice-pizza-explicacao-titulo-filme/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Licorice_Pizza

 *A Imortal Gatito, reportagem de Mavis Gallant, originalmente publicada em 1971, mas presente no livro ‘Os Piores Casos da Revista New Yorker’

 

 

 

Um comentário:

  1. Interessante ler o sentimento que tive ao assistir. Contrariando as centenas de críticas absolutamente positivas que vi, achei o filme ok. Divertido, mas arrastado. Minha mãe, que assistiu comigo, teve que perguntar sobre o que era o filme. Fiquei sem resposta.

    ResponderExcluir

ENTREVISTA COM LUCIANO CARRIERI

  Luciano Carrierri  é um advogado e pai de família que nas horas vagas gosta de desbravar o mundo dos jogos de tabuleiro. Hoje conversarei ...