Este filme foi uma grande surpresa para mim e por uma única
razão: apresentou-me a Groucho Marx (1980-1977), um dos maiores comediantes do
seu tempo, dono de um humor sarcástico e non-sense, diferente de tudo que já se
tinha visto na tela grande.
Mas
esse não é o único plano do administrador. Otis também convence a madame
a investir, na
Companhia de Ópera de Nova York, comandada por Herman Gottlieb (Siegfried
Rumann, 1884-1967), a “bagatela” de 200 mil dólares, de modo a custear o
salário de 1000 dólares por noite do tenor Rodolfo Lassparri (Walter Woolf King,
1899-1984), em mais uma de suas tramoias para “ganhar um por fora” da fortuna
que administra.
No
entanto, Lassparri não passa de um canalha, que maltrata o seu camareiro Tomasso
(Harpo Marx, 1888-1964, um dos atores irmãos de Groucho) e faz incômodos
avanços em Rosa Castaldi (Kitty Carlisle,1910-2007), sua co-estrela, moça que
está perdidamente apaixonada por Ricardo Baroni (Allan Jones,1907-1992), um
outro tenor, ainda em busca da fama, mas que corresponde aos sentimentos de
Rosa.
Nos
bastidores do teatro, no qual acontece a última apresentação daquela temporada
na Itália, Baroni concorda, ao reencontrar o seu melhor amigo, Fiorello (Chico
Marx, 1887-1961, outro irmão de Groucho e também ator), em fazê-lo o seu
empresário, já que só havia conseguido um papel menor na turnê.
Driftwood,
que propositalmente chegara atrasado ao teatro, de maneira a perder a
apresentação da ópera, inadvertidamente, assina um contrato com Fiorello, pois
ele afirma representar o maior tenor de todos os tempos, que Otis pensa se
tratar de Lasspari.
A
partir daí a comédia corre solta, começando pela viagem transatlântica, a bordo
de um luxuoso navio, até Nova York, na qual Dirftwood é regalado a uma pequena
cabine, com o seu grande malão, de onde saem três clandestinos: Baroni,
Fiorello e Tomasso.
Numa sequência para lá
de engraçada, com um diálogo extremamente sagaz e divertido, a cabine se vê
abarrotada de gente, sem saber muito bem o que faz ali, no meio daquela
confusão toda, em um espaço tão pequeno, numa das melhores cenas de todo o
filme.
Como
se não bastasse, o clímax do mesmo, que se dá em uma apresentação de ópera, é
magnífico, com diversas gags inseridas de modo natural, fazendo com que o humor
seja orgânico e não forçado como em muitas das comédias atuais. Vale muito
apena assistir.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Groucho_Marx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uma_Noite_na_%C3%93pera
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sam_Wood
https://en.wikipedia.org/wiki/Margaret_Dumont
https://en.wikipedia.org/wiki/Sig_Ruman
https://en.wikipedia.org/wiki/Harpo_Marx
https://en.wikipedia.org/wiki/Walter_Woolf_King
https://en.wikipedia.org/wiki/Kitty_Carlisle
https://en.wikipedia.org/wiki/Allan_Jones_(actor)
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