Head

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

O TESOURO DE SIERRA MADRE

 

         Não se deixem enganar, este é um filme sobre ganância, cobiça e paranoia. E não há nada de errado com isso. A trama funciona e os seus personagens são muito bem construídos, principalmente Fred C. Dobbs, magistralmente interpretado por Humphrey Bogart (1899–1957).

         A película ‘O Tesouro de Sierra Madre’ (1948), baseada no romance de mesmo nome de B. Traven (1882-1969), roteirizada e dirigida por John Houston (1906–1987), começa justamente com Dobbs vagando, sem rumo, pelas ruas de Tampico, uma cidadezinha no México, no ano de 1925.

Lá ele aborda compatriotas americanos por dinheiro para uma refeição, ou melhor, pede ao mesmo sujeito várias vezes um trocado, até que o mesmo acaba perdendo a paciência e mandando ele tomar prumo e arrumar um emprego.

          Em meio a esses acontecimentos, Dobbs conhece, em uma praça, um outro americano chamado Curtin (Tim Holt, 1919–1973) com quem logo trava amizade, de que forma que, juntos, aceitam o emprego que lhes é oferecido por Pat McCormick (Barton MacLane, 1902–1969).

         A dupla trabalha duramente, por semanas, para McCormick, no que parece ser um poço de petróleo e, ao voltarem a Tampico, Pat lhes dá uns trocados para irem até um bar, enquanto ele recebe o dinheiro para pagar os funcionários.

           Após algumas doses, Dobbs e Curtin percebem que foram enganados. Assim, com o restante do dinheiro que lhes foi dado por McCormick, conseguem se ajeitar num albergue no qual acabam conhecendo o velho minerador Howard (Walter Huston, 1883–1950, e pai do diretor John Houston) que semeia na mente da dupla a ideia de garimpar ouro, um sonho aparentemente impossível devido à falta de grana dos três.

         Mas a situação aparentemente se resolve quando Dobbs e Curtin reencontram, por acaso, Pat e acertam as contas com ele, dando-lhe uma merecida sova e pegando o pagamento, pelo trabalho, que lhes era seu por direito.

            Ainda assim, falta uma parte dos fundos para custear a expedição de garimpo que, incrivelmente, é resolvida pela sorte de Dobbs, que ganha duzentos pesos devido a um bilhete de loteria que comprou de um garoto mais cedo, no início do filme.

            Com tudo pronto, o trio parte em sua expedição para encontrar ouro e, de fato, o encontra, mas é aí que os problemas realmente começam, já que um deles se vê vítima da febre do ouro enquanto outros acontecimentos movem a trama até o seu surpreendente final.

 


 Nota: novamente, me perdoem. Não consegui achar o trailer dublado, mas sempre há opção de ativar as legendas na configuração do vídeo do YouTube.

Fontes:

https://www.imdb.com/name/nm0000007/?ref_=tt_ov_st

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Tesouro_de_Sierra_Madre

https://pt.wikipedia.org/wiki/B._Traven

https://www.imdb.com/name/nm0001379/?ref_=tt_ov_dr

https://www.imdb.com/name/nm0392529/?ref_=tt_cl_t_3

https://www.imdb.com/name/nm0533692/?ref_=tt_cl_t_5 

https://www.imdb.com/name/nm0404158/?ref_=tt_cl_t_2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTREVISTA COM LUCIANO CARRIERI

  Luciano Carrierri  é um advogado e pai de família que nas horas vagas gosta de desbravar o mundo dos jogos de tabuleiro. Hoje conversarei ...